Mal começou o ano e já estou desesperada, 3º ano do ensino médio, vestibular, faculdade, novas rotinas, enem, pressão dos pais ... Isso tudo está me deixando louca!!! Deixei tudo pra última hora e agora que caiu a ficha que 2013 é ano de vestibular, que nos outros anos não peguei firme nos estudos e agora?
Meus pais não param de falar na minha cabeça (blá, blá, blá) bom vamos ser sinceras, particularme acho não tenho nenhuma base para passar em um vestibular federal. Estudei em escola pública (isso não é motivo, masss) ainda assim o estudo é de baixa qualidade péssimo rendimento (dá pra ver no rosto de alguns professores), tenho poucos meses pra decidir tudo isso e não decepcionar ninguém, mas há várias coisa que impedem como esse meu vício de computador, meu trabalho (não tem como trabalhar, estudar e passar em vestibular federal não é mesmo?!) ai ai, são tantas metas pra um ano só ...
Refletindo bastante sobre isso, entrei em sites com informações especiais incentivando os estudos no ano de vestibular, vamos ver?
A fórmula é esta: aprender a estudar, evitar o stress e não esquecer o lazer é fundamental.
- Concentração e tranquilidade são essenciais e garantem o máximo de acertos possíveis. Por isso não se preocupe em acerto um determinado número de questões.
- Fique longe de ruídos constantes na hora do estudo. Procure sempre um lugar tranquilo, onde sua concentração será o foco!
- Tomar notas das coisas é uma ótima técnica para guardar informações obtidas, por isso mantenha sempre um caderno próximo.
- Não carregue sobre os ombros as expectativas de seus pais. Já bastam as suas!
- O diálogo é a melhor saída para controlar a ansiedade de ser aprovado(a) no vestibular.
- Não perca tempo, aproveite os minutos usados com deslocamento como viagens, folgas do trabalho para repassar o que foi estudado.
- Habitue-se a pensar, refletir, questionar e debater.
- Pratique atividade física, pois ela controla a ansiedade e ajuda na auto-estima.
- Manter-se atualizado do que está acontecendo no mundo é tão importante quanto estudar.
- Mantenha á atenção nas aulas. É o melhor momento da aprendizagem.
- Acredite em si mesmo.
- Se não passou no primeiro vestibular que se increveu, não desanime. Afinal, a concorrência é grande.
- Tempo para descanso e prazer são fundamentais.
- Organize seus compromissos de acordo com a sua disponibilidade.
- Você vale muito mais do que pensa.
- Esqueça aquela sensação de "sou um fracassado" e substitua por "sou um ser humano digno de receber amor, carinho e atenção. Posso realizar todos os meus sonhos, porque sou capaz!"
- Vale a pena enfrentar tudo com alegria e descontração.
- A escola não influência de maneira decisiva o desempenho do aluno no vestibular, nem substitui, de forma alguma, a garra e a vontade de vencer.
- Vá às bibliotecas com frequencia para pesquisar e aumentar seus conhecimentos.
- Calma, não dá pra estudar tudo de uma vez só!
- O cansaço deve ser respeitado. Não lute contra ele, pode ser uma tremenda furada.
- Não se engane: não há carreira que garanta prosperidade financeira.
- Peça compreenção de seus pais, irmãos, amigos, namorado ou namorada. Explique-lhes que tem de reduzir os contatos sociais para ler mais e poupar-se para o vestibular.
Grande beeeijo e até amanhã com o "Post da Leitora" (=
Nenhum comentário:
Postar um comentário