04 abril 2014

TAG Fotografia: Dicas de Iluminação


Oiii amoras, tudo bem? Por aqui, já sabem, só correria. Acredito que devo muitas satisfações pra vocês, mas vou explicar tudinho o que está acontecendo agorinha.

Primeiro: depois que meu avô faleceu minha vida virou uma loucura, tenho que passar mais tempo na farmácia e então, trabalho praticamente o dobro, pois a maioria das coisas sou eu quem está resolvendo tudo por aqui. Segundo: minhas aulas do cursinho começam em 2 semanas, então tô naquele corre corre vendo ônibus, vendo o que ainda falta, essas coisas. Terceiro: chego em casa por volta de 20:30 da noite, e definitivamente só querendo um banho e caaaaama! Quarto: pra quem me acompanha no Instagram viu que tem projeto novo no blog, ou melhor, dois. #365fotosem365dias e o #StoreBatomErrado, que no momento muita coisa está em segredo, mas acredito que no máximo semana que vem já dá pra vir contar tudinho pra vocês, e ó, quero o apoio das minhas leitoras hein!!!


Ufa, desabafei! Mas tô aqui pra avisar que estou fazendo o possível para que as coisas sigam seus devidos horários e que o nosso blog continue. É muita coisa pra mim, é muita pressão, e muita responsabilidade. Vocês sabem que gosto das coisas certinhas, montar meus posts com calma e seriedade. E com toda atenção possível na hora de escrever, montar as imagens, até porque se for pra eu vir aqui e postar qualquer coisinha eu prefiro nem vir. Então é isso, vamos ao post de hoje?! rs


Faz tempinho que não atualizo a TAG Fotografia, não é mesmo? Pois é, com o projeto #365fotosem365dias (e que ainda assim não está atualizado por falta de tempo) demoramos um pouquinho para voltar com as dicas de fotografia, mas cá estou eu para atualizar nossa TAG! Mas se acalmem que até segunda nosso projeto das 2 semanas atrasadas irá ao AR se Deus quiser!!!


Desde que percebi que para um blog ser visto com outros olhos você precisa criar seu próprio conteúdo, e que as fotos da postagens devem ser de sua própria autoria, comecei a fotografar pra tudo que é canto, (gente, tem cada foto que dá até vergonha) rs... Vocês sabem as condições da câmera que utilizo, e sabe que mesmo ela sendo uma câmera compacta de 7.1mpx ela quebra um galho e tanto. Comecei a perceber que a luz manda muito nas horas em que queremos tirar fotos de qualidade. Então pensei, por que não um post com "dicas de iluminação na hora de fotografar" ? Ta aí, o nosso post de hoje!!!
Você sabia que para tirar boas fotografias você deve saber um pouquinho sobre o uso correto da luz e da sombra
Vamos dividir nossas dicas em quatro tópicos, sendo eles: Funções, Propriedades, Considerações e Efeitos.



  • Funções
- Triangular as fontes de luz. A luz deve brilhar seu objeto vinda em três direções.
- A luz principal deve atingir por trás da câmera. [No caso, deve ser a mais forte]
- A luz traseira deve atingir o objeto vindo por trás. [Essa irá servir para distinguir o objeto do ambiente, e deve ser mais fraca que a luz principal]
- Os feixes de luz iluminam o objeto em ângulos diferentes, minimizam sombras e destacam os aspectos que você preferir do objeto que está fotografando.

  • Propriedades
- Caso você esteja fotografando ao ar livre, use o sol para seu benefício. 
- Sempre vire o objeto que está fotografando na direção da luz do sol. 
- Em dias nublados, o sol produz raios difusos livres de sombra. O que você tem mais é que aproveitar para sair fotografando, pois, dessa forma o objeto pode ser virado para qualquer um dos lados e ainda será igualmente iluminado.
- Ao tirarem fotos dentro de casa ou a noite (coisa que eu mais odeio), os fotógrafos devem depender da luz artificial. Por isso, o ideal é ascender todas as luzes ao redor de você e ver onde estão as sombras para decidir como melhorar a iluminação.

  • Considerações
- Digamos que no ramo da fotografia sempre haverá espaço para melhorar, especialmente em iluminação. O objetivo é fazer com que o objeto seja iluminado, de modo que, diminua a ação das sombras sobre ele. 
- Você precisa criar um pouco de contraste para criar a ilusão de profundidade. 
- Inundar um ambiente inteiro com luz fará com que tudo pareça estar ocupando o mesmo plano. 
- Em um dia ensolado, fique de costas para o sol, coloque o objeto que está fotografando em um ângulo de 45 graus em relação a ele. 
- O flash é algo muito importante quando o assunto é fotografia, mas dependendo da hora atrapalha, e no caso, muito!
- Muitos fotógrafos definem que o flash automático compensa qualquer tipo de problema com iluminação; a verdade é que o flash é uma solução muito falha, por isso jamais deve ser utilizado como única fonte de luz em um local escuro.
- Além de inundar o ambiente, modifica o tom de pele e causa o efeito de olhos vermelhos.
- O flash deveria ser uma fonte extra de luz para exaltar algumas características. 


E aí, meninas, gostaram do nosso post recheado de dicas? Espero que sim hein!!!

Aproveiteeem que ainda dá tempo de participar do sorteio que está rolando no blog, o sorteio será dia 12/04/14... E as regras? São mais que simples, só CURTIR e PREENCHER o formulário. (Clique aqui para participar)

Um beeeeeeeeeeeijo e até a próxima meu amores ♥ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© BL Design - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Bianca Layouts ♥ EXCLUSIVO! ♥.
Ilustração Exclusiva de Vânia Lima Design.
imagem-logo