28 outubro 2014

Papo Fitness: Aveia + Alimentação



Hello amores, tudo bem?
Me desculpem pelo sumiço, é que a coisa anda feia pro meu lado, é muito trabalho, estudar pra vestibular, ainda mais agora que mudei a minha opção de curso. Mas isso vai ser assunto pra um próximo post.

Vocês sabem que tive que radicalizar minha alimentação devido aos problemas de saúde que ando passando né? Pois bem, minha alimentação agora está livre de REFRIGERANTE, ALIMENTOS GORDUROSOS, NADA DE FRITURA, e muiiiiiiiita, mas muuuita fibra, água e fruta. Pra quem comia muita batata frita, até que eu não estou me saindo mal. No começo foi difícil, mas é pela minha saúde! Hoje posso afirmar que estou há dois meses livre de fritura, refrigerante, e vivendo uma vida muito saudável.

Eu já trouxe um post pra vocês mostrando o meu café da manhã de um tempo atrás né, agora eu consegui substituir vários alimentos daquele post por apenas "frutas + aveia", vocês acreditam?
Vocês sabiam que a aveia foi um dos primeiros alimentos a receber o título de funcional, além de fornecer substâncias essenciais ao organismo, ela é capaz de prevenir certas doenças?


O que ela possui: 

Fibras: A aveia contém duas versões da substância: as insolúveis, que dão consistência ao bolo fecal, e as solúveis, ricas em Betaglucana, que, ao serem fermentadas no intestino, protegem o mesmo e diminuem o colesterol.

Vitaminas: Ela é reduto de vitaminas do complexo B - Niacina (Vitamina B3), Tiamina ( Vitamina B1) -, fundamentais para manter a saúde mental e a energia do corpo. Além disso, tem vitamina E, cuja ação antioxidante previne estrago às células causados pelos radicais livres.

Minerais: Ali vamos encontrar o Zinco, que também acaba com as colônias de radicais livres. Ainda temos silício, um mineral importante na produção de colágeno, aquela substância responsável pela firmeza e elasticidade da pele, e que mulheres e homens com mais de trinta anos começam a perder. Ele também fortalece unhas e cabelo.

Outros: Selênio, Ferro, Magnésio, Fórforo e Cobre.

Proteínas: É um dos grãos com maior valor protéico, disponibilizando nutrientes essenciais a diversos tecidos e funções do corpo. Nesse ponto, deixa concorrentes como o trigo a anos luz de distância.


Pra ser sincera com vocês, até hoje eu nunca havia comido, e sempre achei que fosse ruim, mas sabe o que eu descobri? Que ela não tem gosto de nada, e quando comemos com fruta fica ainda mais deliciosa! A partir de agora três vezes na semana o meu café da manhã é fruta com aveia, as combinações que eu mais gostei até agora foi com melão e banana, e os outros é iogurte/leite com granola. Fica uma delííícia!


Podemos encontrá-la de várias formas: 

Flocos: Trata-se do grão prensado integralmente – um processo que conserva seus principais nutrientes. Pode ser polvilhado sobre frutas, saladas e iogurtes. A versão de flocos finos – quando eles são submetidos à moagem – é tradicionalmente usada no preparo de sopas, mingaus e tortas.

Farelo: Esse tipo provém da camada externa do grão e, por isso, conta com a maior concentração de fibras Betaglucanas – são 9 gramas para cada 100 do farelo. Pode ser salpicado sobre um prato já pronto, sucos ou ser misturado à massa de pães, bolos, biscoitos e outros.

Farinha: Costuma ser obtida da parte interna do grão e, assim, perde na porção de fibras para o farelo e o floco. É empregada principalmente nas receitas de pães, panquecas e bolos, sendo inclusive uma alternativa mais saudável à farinha de trigo.




E aí, estão esperando o quê para adicionar aveia na refeição de vocês?

Um super beijo, e até o próximo post ♥ 

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Eu consumo aveia a um bom tempo e no início também achei que seria rum, mas por incrível que pareça não é rs.
    Coloco na vitamina também e fica uma delicia, encorpadinha. Amei esse post é muito bom conscientizar o pessoal da importância de comer bem.

    http://modernosas.wordpress.com
    https://www.facebook.com/groups/blogueirasqueinteragem/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raíne, estou viciadinha em aveia, realmente fica muito bom! Hoje vou experimentar na vitamina. Obrigada, quero ver você sempre aqui! Um beijo! ♥

      Excluir
  2. Não gosto de aveia de jeito nenhum, mas ultimamente fibras têm sido ótimas aliadas nas receitinhas que têm ajudado na minha reeducação alimentar... Adorei o post, e acredito que medidas em prol de uma vida saudável só dá trabalho no começo, depois que vira hábito é uma maravilha ;)

    Beijão!

    One Clumsy

    ResponderExcluir

© BL Design - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Bianca Layouts ♥ EXCLUSIVO! ♥.
Ilustração Exclusiva de Vânia Lima Design.
imagem-logo