22 novembro 2013

Tipo de pisada e o tênis ideal


Bom dia flores do dia, tudo bem?

Hoje é sexta feira, e trouxe mais um post da Studium Fitness pra vocês! Todo mundo sabe que é muito importante o uso de roupas adequadas na hora de praticar atividade física, não é mesmo? Mas vocês sabiam que os pés também merecem atenção? Por isso, é necessário um tipo de tênis para determinada atividade. Um exemplo, é o tênis usado por quem pratica corrida, o modelo adequado irá amortecer o impacto gerado com o solo e auxiliar na estabilidade dos movimento. 

Já notaram que a sola dos nossos tênis desgastam mais em uma região do que em outra? Isso é porque você tem um tipo de pisada e tipo de pé diferente. Para saber qual é seu tipo de pisada e pé é super fácil, vou ensinar um teste caseiro pra vocês!


Pisada Pronada:  Mais conhecido como mais pra dentro, tem início da mesma forma que a pisada neutra. A diferença é que a rotação interna é mais acentuada, finalizando perto do dedão. Atletas com pisada pronada necessitam de um tênis específico para controle da passada, para que o calçado tenha uma maior duração e evite torções.

  • Alguns tênis indicados para pisada pronada
1. Mizuno Wave Nexus 7
2. Asics Gel Kayano 19
3. Nike Lunarglide +5
4. Adidas Supernova Glide 5

Pisada Neutra: Conhecida como pisada comum, começa no lado externo do calcanhar e ao pisar, uma rotação ocorre, finalizando no centro da planta do pé. Essa seria a pisada natural da maioria das pessoas. Quem possui esse tipo de pisada necessita de um tênis com bom equilíbrio e estabilidade.
O modelo indicado deve possuir tecnologia que minimiza o tempo de transição de passada por meio do impacto, além de aumentar a flexibilidade do calçado.

  •  Alguns tênis indicados para pisada neutra
1. Nike free 3.0 V5
2. Mizuno Wave Prophecy 2
3. Asics Gel Kinsei 4
4. Mizuno Wave Creation 14

Pisada Supinada: Conhecida como pisada mais para fora, se inicia da mesma maneira que ambas acima, porém a rotação é menor, finalizando na parte externa do pé, perto do dedinho. Quem tem esse tipo de pisada precisa de um tênis com maior amortecimento, visando evitar o risco de torções comuns. Um tênis recomendado é o que tenha um sistema de amortecimento diferenciado, que absorva impactos de maneira rápida, protegendo a coluna e articulações de choques diretos.

  • Alguns tênis indicados para Pisada Supinada
1. Nike Zoom Vomero +8
2. Adidas Adizero
3. Asics Gel DS Sky Speed 3
4. Asics Gel Pulse

  • Algumas dicas:
1. Procure comprar e experimente tênis esportivos no final do dia ou depois de malhar, quando seus pés estão mais inchados. Isso evita que você compre um tênis e ele machuque seus pés durante os esportes;
2. Prove os calçados com meias apropriadas, que você irá usar enquanto estiver praticando esportes;
3. Já com os pés dentro do tênis, tenha certeza de que poderá mexer facilmente os dedos quando estiver usando o calçado;
4. Ande um pouco ou até mesmo corra alguns passos na loja enquanto estiver experimentando os tênis;
5. Aperte os cordões do tênis quando for experimentá-lo e tenha em mente que o calcanhar deve caber firmemente dentro do tênis, sem escapar.
Por mais bonito, moderno e colorido que o tênis seja, esse não deve ser o principal critério na hora da compra. Procure saber se ele ele é o modelo adequado ao tipo de atividade física que deseja praticar.

Avenida Samuel Lemos Gonçalves, 16 Segundo Andar- Brejinho - Cruzília MG   

Vocês podem encontrar a Studium Fitness no facebook com uma página recheadas de dicas, fotos e frases motivadoras (Aqui)

Studium Fitness sempre com ótimas dicas semanais no nosso blog!
- Via: Toda em forma

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Ótimas dicas Marina, ja tinha visto na TV e é muito importante principalmente para quem faz atividade física. Bjs

    ResponderExcluir

© BL Design - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Bianca Layouts ♥ EXCLUSIVO! ♥.
Ilustração Exclusiva de Vânia Lima Design.
imagem-logo